3ª edição do Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica mobiliza alunos de Direito da UMJ

O momento contou com um ciclo de palestras sobre o regimento interno do Tribunal de Justiça de Alagoas, o funcionamento do Ministério Público Estadual, e uma sessão de julgamento de processos da Primeira Câmara Cível.

O Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ, recebeu nesta segunda-feira (05), mais uma edição do Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica. O evento teve a participação de 200 alunos da instituição, em especial do curso de Direito, que vivenciaram uma sessão Extraordinária da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas. Durante a solenidade, foram julgados 10 processos.

Na abertura do evento, o vice-reitor da UMJ, Mário César Jucá Filho, agradeceu a realização do projeto e a presença dos desembargadores, promotores, advogados e alunos que aceitaram o convite e prestigiaram o momento. Com a presença de três desembargadores, dentre eles, o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas e presidente da Primeira Câmara Cível, Dr. Tutmés Airan, que ressaltou a importância de sessões como essa, que servem para que todos conheçam de maneira pedagógica como ocorre um julgamento.

“Ele vê efetivamente o que se espera do desempenho de um futuro advogado, a gente insiste que nesse tipo de sessão haja sustentação oral, para ver como fazer quando for sustentar. Na verdade, trata-se de uma grande ideia que acaba sendo um enorme privilégio porque, por exemplo, eu não tive essa oportunidade, aprendi fazendo e agora eles podem aprender inicialmente vendo”, lembrou o desembargador.

A coordenadora do curso de Direito, Adilza do Amaral, destacou que os alunos aprendem com sessões como essa mais do que aprenderiam indo ao TJAL, devido a didática que esse momento proporciona e a importância desse acesso ao Tribunal, que não existia antes. Ressaltando a importância do esforço e da determinação, em especial dos alunos, o desembargador, Dr. Fernando Tourinho, lembrou que todos são capazes de sonhar e ir em busca da realização destes sonhos, não importando o tamanho deles. “Aprendi que, suando, as conquistas são melhores”, memora o desembargador.

Já o desembargador Dr. Orlando Rocha, reiterou a importância de instituições de ensino superior, como a UMJ, que prestam um relevante serviço à sociedade por meio da educação. “Essas oportunidades são raras, o estudante que tem propósitos, que tem objetivos, deve aproveitar todas essas oportunidades”, e concluiu dizendo que ocasiões como essas eram inimagináveis em sua época de aluno.

A sessão contou ainda com a presença da secretária da Primeira Câmara Cível, Margarida Melo que ministrou palestra com o tema: “Considerações sobre o Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Alagoas”, e do representante do Ministério Público do Estado de Alagoas – MPE, o Procurador de Justiça, Dr. Walber Valente ministrando a palestra sobre o MPE.

POR DENTRO DO JUDICIÁRIO