CONHEÇA A UMJ

Conheça a nossa trajetória

CONHEÇA A UMJ

INSTITUCIONAL

A Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura, denominada FAPEC, iniciou suas atividades em janeiro de 1996 e, desde então, tem desenvolvido suas atividades em prol da sociedade alagoana.

Em julho de 1999, obteve autorização da Secretaria da Educação e do Desporto do Estado de Alagoas para o credenciamento do Centro de Educação Tecnológica de Alagoas – CET e, assim, a autorização para ofertar Cursos Técnicos de nível médio.

Dois anos depois, em janeiro de 2002, a FAPEC obteve, junto ao Ministério da Educação – MEC, o credenciamento da Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT, Instituição de Ensino Superior, bem como a autorização para funcionamento de Cursos de Graduação.

Após ser atestada pelo MEC como a melhor faculdade alagoana por meio do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC, a Faculdade de Tecnologia de Alagoas  – FAT  passou a ser credenciada junto ao Governo Federal, desde 2020, como Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ.

Atualmente, a instituição, que possui duas unidades, oferta cursos a nível bacharelado, licenciatura e tecnológico. Faz parte do, também, do seu portfólio, os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto aos serviços à comunidade, a UMJ possui a Unidade Docente Assistencial, a UDA Barro Duro, que oferta, serviços de promoção à saúde e bem-estar, a Clínica Escola de Odontologia, o Sine, o Procon, o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Núcleo de Defesa do Consumidor,  Núcleo de Apoio ao Superendividado, a Clínica de Fisioterapia, a Clínica de Nutrição, a Clínica de Psicologia e a Unidade Docente Assistencial Divaldo Suruagy (UDA).

Ao longo do tempo, a FAPEC, como instituição mantenedora da UMJ, vem ampliando as opções de formação e informação científica e tecnológica no Estado de Alagoas. Promovendo pesquisa, ensino, estudos e consultorias técnicas, em atendimento aos diversos segmentos da comunidade. Dando apoio aos órgãos públicos e privados de forma a promover o incremento do mercado alagoano, cooperando nas linhas de desenvolvimento de processos e serviços. Bem como, na capacitação e seleção de recursos humanos, observando a compatibilização com a política de desenvolvimento nacional.

Objetivo

Formar profissionais capazes de gerar e aplicar conhecimento e tecnologia, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, de maneira criativa, procurando, dessa forma, garantir ao aluno um desenvolvimento sólido, valorizar a aprendizagem contínua e estimular a busca e ampliação das competências requeridas pelo mercado e o desenvolvimento da pesquisa.

Valores

A Missão da UMJ, que irá permear todas as suas atividades é: Oferecer com excelência, cursos de graduação, pós-graduação e extensão, voltados a formação e capacitação de profissionais comprometidos com a ética e responsabilidade social, a fim de promover o desenvolvimento acadêmico-científico.

Ser reconhecida como referência na oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

– Ética
– Compromisso Social